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quarta-feira, 11 de julho de 2012

INVENTÁRIO TURÍSTICO...

Conversando via e.mail alguns tempos atrás com Márcia Espírito Santo Rocha, uma estudante da Faculdade OPET, cursando Bacharelado em Turismo, ela havia comentado que teria feito um INVENTÁRIO TURÍSTICO DE ANTONINA e que gostaria de mostrar este trabalho para que se trabalhasse em cima e consequentemente colocassem em prática por  órgãos competentes. Solicitei que ela me enviasse este tal trabalho, pois poderia ser de  grande importância para nós..., e assim entender este mecanismo tão rentável para o desenvolvimento da nossa cidade...

Ela me enviou..., ao qual passo a dividir com os meus eleitores. Através deste trabalho começaremos a formatar ideias e conclusões sobre um assunto tão relevante nos dias de hoje para o nosso município...

Serve também para vermos o tamanho do problema e a complexidade que envolve este seguimento (turismo), e que é tão desprezado pelos nossos gestores...

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Apresentação

O atual trabalho do Plano de desenvolvimento Turístico para Antonina, pretende demonstrar os atrativos e equipamentos existentes na cidade devido aos interesses de desenvolvimento turísticos da região. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi coleta de dados, visitas técnicas, e o preenchimento dos formulários do Ministério do Turismo. Este trabalho tem o interesse principal de levantar dados para serem avaliados e melhor compreendidos para a atividade turística. O trabalho se torna fundamental para auxiliar no planejamento das atividades turísticas. Sua missão é desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos. O plano geral do trabalho visa pela qualidade e prestação do serviço turístico em Antonina. Entre as metas a serem alcançadas está a de poder desenvolver a atividade turística na cidade assim como  aumentar o fluxo de visitantes e estimular a  renda per capta na cidade, objetivando assim um turismo sustentável. Sua atribuição é poder auxiliar a cidade de Antonina para um trabalho de conscientização e responsabilidade sobre o turismo na região. 

Introdução

Antonina é uma cidade que se encontra em estado abandonado pois não esta sendo valorizada,  tem pouco material que possa fornecer informações específicas e profundas sobre o turismo ou até mesmo a existência dos atrativos. A população de Antonina tem interesse no desenvolvimento da cidade, o que falta é a capacitação de conscientização turística para gerar rumo a fim de  fazer um desenvolvimento lucrativo para a população. A população tem que estar receptiva para tal desenvolvimento. Antonina tem grande capacidade de desenvolver atividades  para o turismo . O movimento da cidade na época do festival de inverno e carnaval é alta, capaz de gerar muitos empregos e fazer a renda per capta girar ? sim mas seria preciso dar continuidade o ano inteiro. Então o que se propõe é a criação de atividades que geram empregos e atrativos turísticos o ano todo, capaz de sustentar a economia da cidade.  Mas não são esses os únicos atrativos a serem também desenvolvidos na localidade. Para total comprometimento da sociedade a integração do turismo com a sociedade tem estar interligada pois uma só atividade não gera outras, mais se todas as atividades estiverem inter-relacionadas o turismo funciona a fim de propor melhoramentos em todos os campos. O que falta é planejamento e plano do desenvolvimento turístico. Por isso, torna-se necessário o investimento em atividades que busquem a distribuição de renda e a sustentabilidade, aproveitando o potencial que a cidade oferece para o desenvolvimento do turismo.

Objetivos
O objetivo principal do trabalho aqui realizado é a cooperação dos instrumentos de apoio para a atividade turística, com a regulamentação da atividade para ser desenvolvida e estudada por quem  pratica o turismo. Para a criação de uma atividade em que não vá aferir em comprometimento ao mau uso do turismo em relação ao seu desenvolvimento. O turismo tem como papel principal à venda e promoção da localidade em visão positiva do desenvolvimento. O turismo também tem deveres de acompanhar e supervisionar as atividades que estão sendo desenvolvidas na região se tornando responsável pela preservação ou conservação de seus bens. Não atribuídas os valores referentes ao bem da localidade e do turismo, o turismo se torna parte de um problema maior. O planejamento turístico é importante para que a atividade seja sustentável e a manutenção dessa sustentabilidade envolve fases que gerenciam os impactos, tanto ambientais quanto socioeconômicos.

Missão: Cultivar a atividade Turística de forma sustentável, através de plano do desenvolvimento turístico, mediante de programas e projetos que permitam o desenvolvimento turístico e suas atividade.

Visão: Desenvolvimento de atividades que tem como prioridade o desenvolvimento socioeconômico a partir da sustentabilidade levando a melhoria da qualidade de vida, com seus valores históricos culturais e ambientais.


Cenário Atual

 - Falta de compreensão do turismo
 - Pouco interesse na atividade turística
 - Pouca utilização e valorização dos bens turísticos
 - Baixa conscientização da atividade turística

Cenário Futuro

-Tornar a compreender o que a atividade turística representa
- incentivo à valorização do turismo
- tornar conhecido os atrativos e oportunidades dos bens turísticos
- Fazer conhecimento da importância da atividade como um todo

Meio Ambiente: apresentado uma rica diversidade de paisagens praias, sol e comida típica, com suas belezas naturais, Antonina tem um enorme potencial turístico direcionando atividades a serem criadas e desenvolvidas como produto turístico e atrativo.

Economia : O turismo é capaz de gerar um número expressivo de repercussões nas localidades onde a atividade é introduzida ou ampliada. Há um grande número de impactos positivos. A criação de novos postos de trabalho parece ser o principal desafio dos tempos atuais. A maioria dos setores econômicos tem utilizado – de maneira crescente – tecnologias intensivas no fator capitais e poupadoras de mão-de-obra. Em conseqüência, aumenta-se a produção com menos pessoas ocupadas. Em geral, o número de postos de trabalho criados é significativamente inferior aos postos extintos. Mas o turismo surge com uma relativa importância estratégica. Até fins de 1970, Antonina sobreviveu quase que inteiramente graças ao Porto, que gerava setenta por cento dos empregos diretos e indiretos. Atualmente com assistência especializada, possui uma produção agrícola bastante diversificada na zona rural. A pecuária, o seu principal foco é a criação de bufalinos, encontra-se em grande desenvolvimento, além de pequeno comércio e raras indústrias, das quais podemos citar uma em pleno desenvolvimento que é a de bala de banana.

A economia de Antonina é altamente insustentável, pois se baseia na dependência de muitas famílias pela renda de aposentadorias.(em torno de 5 mil aposentados). Também a economia  depende de dois grandes empregadores o Terminal Portuário Ponta do Felix e a Prefeitura o sindicato da estiva e dos arrumadores sendo o comercio 3º ou 4ºmaior empregador. Hoje o Terminais Portuários da Ponta do Félix é o maior empregador e arrecadador de impostos para o município de Antonina. Sendo assim, requer o engajamento de toda a sociedade antoninense na defesa da manutenção e desenvolvimento deste importante pólo de geração de emprego e arrecadação. Na atualidade o Turismo é uma das atividades econômicas mais importantes, onde se destaca o segmento do ecoturismo, uma vez que Antonina está situada na área de Preservação Ambiental (APA) de Guaraqueçaba. O ecoturismo é uma atividade que tem direta relação com o desenvolvimento sustentável, haja vista que ele tem interdependência com os setores econômicos, sociais, ambientais e culturais, objetivando a preservação dos recursos naturais e culturais, com vista a garantir a sustentabilidade da comunidade local onde é desenvolvido. Por outro lado, o segmento do turismo é dependente de todos os outros segmentos da sociedade, desde as produções agrícolas, que em Antonina tende para a produção orgânica, até a preservação de serviços, passando pelos eventos culturais, religiosos, produção de arte e artesanato, produção agroindustrial.


Infra-estrutura: Ruas ainda são de paralelepípedo o que conserva a história da cidade mais tem muitos lugares mal conservados. As calçadas muitas delas em péssimos estado de conservação o que dificulta a passagem. Não existe saneamento. O lixo fica nas ruas principalmente nos finais de semana quando não tem coleta publica. A sinalização de trânsito da cidade é totalmente confusa, ou quase inexistente. A rua XV serve de exemplo para a situação em que se encontra o tráfego da  cidade. Placas quando existem, encontra-se em péssimo estado de conservação e de difícil leitura. A sinalização de trânsito é de exclusiva responsabilidade do município, pois recebe recursos oriundos do IPVA, para a manutenção e aquisição de novas placas. Existe a  falta de colocação das placas aéreas indicativas, fundamentais para se chegar a algum destino. Até o momento, somente foram instaladas placas de solo, ou seja de identificação. Se não forem colocadas as placas aéreas. É um sistema composto com diversos tipos de placas com funções, formatos e custos diferenciados. O Plano Estratégico deve representar a plataforma mínima de atuação para o desenvolvimento do turismo regional, independentemente do grau de evolução em que ele se encontre. Para melhorar a infra-estrutura turística na cidade é importante oferecer serviços de qualidade. É igualmente importante ampliar a divulgação do ecoturismo no seu entorno e dar maior visibilidade à área e produtos de Antonina como a gastronomia, a cultura, a cachaça, ao artesanato, à produção orgânica.


Equipamento e Serviço Turístico: não existe estrutura e nem planejamento. A resposta que população tem quando apresenta cobranças para mais investimento para o desenvolvimento de Antonina é falta de recursos. A justificativa de que sobra bem pouco de tudo que o município arrecada, após o pagamento de todas as contas, já não sensibiliza mais a população.  O motivo disso está no pouco interesse técnico-político de alguns gestores municipais de buscar recursos a nível federal para sanar essa deficiência de arrecadação. A gestão passada do Serviço de Água e Esgoto de Antonina – SAMAE deixou bem encaminhado um projeto e algumas obras para a rede de coleta e local de tratamento do esgoto do município. Em vez de um único local de tratamento, deve-se optar por vários de acordo com as condições daquela região. Por exemplo: os bairros do Matarazzo, Itapema, Ponta da Pita, Pinheirinho, coleta e tratamento praquela localidade. Batel, Tucunduva, Saivá, outra. Centro, Jardim Maria Luiza, Portinho. Com planejamento e discussão técnica visando à viabilidade de coleta e tratamento de esgoto por localidade. Isso possibilita a execução conforme a disponibilidade de recursos e prioridades. Os recursos para saneamento estão sobrando no Ministério das Cidades do Governo Federal, mas por falta de encaminhamento de projetos pelo município de Antonina esses recursos não são usados.

Atrativos Turísticos: Período de negligência e abandono pelo poder público. As tradicionais festas, têm falta de planejamento e investimentos, sofreram constantes esvaziamentos, não atraindo mais a mesma parcela de “fiés” visitantes. Qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que  tenha atributos naturais ou culturais de uma determinada localidade ou região capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores de Antonina. É ressaltar o diferencial do produto turístico

Demanda Turística: A cidade tem um razoável potencial para o desenvolvimento do turismo, sua diversidade, desde seus aspectos geográficos e seu ecossistema, sua história representada pelos seus monumentos. Sua gastronomia e suas festas poderiam muito bem ser preparadas como produtos, altamente sustentáveis para o turismo. A falta de políticas públicas bem definidas para o desenvolvimento da área, que necessariamente deveriam ser priorizadas na infra-estrutura, capacitação e marketing, ações estas deveriam ser institucionais, atravancam o bom andamento do setor e um maior investimento privado.



Marketing Turístico : Proprietários de hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos voltados para o setor turístico se queixando da falta de clientes. No final de semana prolongado com o feriado de Corpus Cristi, Antonina teve um bom movimento de turistas e capelistas que vieram visitar os familiares em nossa cidade. Foi notado o despreparo da comunidade para recebê-los. Praticamente não foi planejada nenhuma programação cultural de modo a tornar a sua visita mais aprazível. Não existe mais programação no Theatro Municipal e nas outras atividades que ainda subsistem em nossa cidade, persiste a insistência em manter as suas apresentações em datas fixas, sem flexibilização perde-se a oportunidade de ter um público maior e ver seu bom trabalho divulgado para muito mais pessoas. O comentário geral dos turistas que vieram à nossa cidade foi unânime. A cidade continua completamente abandonada. 

O Festival de inverno é um conjunto de atividades entre cursos e espetáculos, que acontecem em um sistema motocontínuo, durante o período programado, sempre com a preocupação de proporcionar aos seus participantes e a comunidade envolvida, momentos de aprendizagem e troca de experiências, nas mais diversas áreas da manifestação artística.










  



Conclusão Final

A partir da pesquisa bibliográfica e estudo , do diagnóstico realizado na cidade de Antonina litoral do Paraná, e da elaboração deste trabalho, pode-se constatar a viabilidade de adaptar metodologias que possibilitem diagnosticar, visualizar potencialidades e oportunidades de melhoria no que diz respeito ao incremento e desenvolvimento do turismo em Antonina. Desta forma, através do modelo adotado, foi possível detectar potencialidades e oportunidades de melhoria do local estudado, bem como, propor ações que podem ser implementadas.

O resultado deste trabalho é fruto da pesquisa bibliográfica. E da pesquisa que compreendeu o diagnóstico e ações estratégicas. Estas ações, se aplicadas, contribuirão para o desenvolvimento do turismo no local e, conseqüentemente, intervirão positivamente na qualidade de vida da comunidade. Cabe mencionar que o processo de desenvolvimento do turismo requer a atuação e interação do setor público, da iniciativa privada, da comunidade local e do consumidor. Sem a interação destes atores o turismo fica seriamente limitado, podendo, inclusive, gerar impactos negativos.

Assim sendo, o turismo necessita de profissionalismo, de infra-estrutura adequada, de mão-de-obra qualificada e da comunidade preparada para o melhor aproveitamento da atividade como ferramenta do desenvolvimento. É importante a mobilização de esforços na direção do desenvolvimento sustentável, pois se acredita ser uma alternativa para solução de muitos dos problemas da humanidade.

Finalmente, como limitação ao modelo apresentado, destacam-se a não conclusão das etapas de dimensionamento, execução, controle e avaliação de resultados, pois requerem estudos mais amplos a serem executadas a médios e longos prazos.

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NOTA:

A diferença da minha proposta para os demais candidatos é essa, debater, mostrar, planejar e executar. Comparem as minhas propostas para Antonina com as dos outros.
O que tenho a dizer a Márcia Espirito Santo Rocha é, se eleitor for, pode ter a plena certeza que este seu trabalho todo não será em vão, estarei lutando para que tudo isso seja traduzido em realidade, e o que for do meu alcance, serei incansável na busca de recursos para o desenvolvimento turístico do nosso município ..., tenho também plena convicção que a minha candidata a prefeita (Munira Peluso) estará absorvendo todas essas suas conclusões, e com certeza colocará em prática.

Os meu agradecimentos..., este seu Inventario Turístico da cidade de Antonina irá nos dar o norte para as ações que virão referente ao assunto propriamente dito.

Neuton Pires




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